Princípios e Objetivos

O Curso de Ciências Sociais está orientado pelo princípio pedagógico de formar as novas gerações para sua capacitação analítica, interpretativa e intervenção junto à realidade social.

@ egress@ do curso de Ciências Sociais, licenciad@ ou bacharel, deverá estar habilitado a refletir criticamente sobre a complexidade da vida social, sua dinamicidade, a diversidade entre as culturas e as relações entre sociedades. Nesse sentido, também examinará o próprio conhecimento, igualmente produto social, cultural, político e histórico.

Tal compreensão e conhecimento sobre a vida social resultam de uma formação que enfatiza a conexão e a interdependência, necessárias, entre teoria e pesquisa empírica, entendendo-se que o avanço do conhecimento teórico é produzido através da própria pesquisa empírica, que por sua vez, pauta suas questões, problemas e hipóteses nos conhecimentos teóricos já acumulados.

Além dessas habilidades, @ egress@ licenciad@ deve possuir – e refletir sobre – os instrumentos pedagógicos que o habilitam a transmitir, nos níveis de ensino básico e superior, formas de compreensão sobre a vida social, contribuindo para a formação de indivíduos que reflitam critica e criativamente sobre sua existência como cidadãos.

Considerando o perfil desejado para @s , o curso de Ciências Sociais da UFSC tem como objetivos:

  • Oferecer uma estrutura curricular que estimule e possibilite @s estudantes o exercício da autonomia intelectual, de uma perspectiva crítica diante da sociedade, bem como a aquisição de uma formação humanística;
  • Propiciar @s estudantes uma formação teórico-metodológica sólida, ancorada nas três áreas do curso – Antropologia, Ciência Política e Sociologia;
  • Fornecer instrumentos para que @s estudantes possam estabelecer relações entre a pesquisa e a prática social;
  • Garantir oportunidades efetivas para o aprendizado de competências fundamentais para o futuro exercício profissional ;
  • Promover a reflexão sistemática sobre o conhecimento adquirido através de experiências práticas em conexão com conteúdos teóricos;
  • Promover a articulação entre as disciplinas, as linhas e os núcleos de pesquisa, as áreas de formação e os projetos de extensão desenvolvidos pelos departamentos que atuam no curso;
  • Conciliar a autonomia estudante na composição de seu currículo com uma oferta mais estruturada de disciplinas no sentido de concentração de esforços formativos;
  • Permitir e estimular o conhecimento sobre as possibilidades de inserção profissional e identificação de novos campos de atuação.