Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais

Currículo de Ciências Sociais (matutino)

Currículo de Ciências Sociais (noturno)

A estrutura curricular do Curso de Ciências Sociais busca a formação de um profissional com ampla atuação no mercado, capaz de desenvolver pesquisas e consultoria em empresas públicas ou privadas, além de produzir conhecimentos e estudos sobre as relações sociais. O curso tem como eixo fundamental três áreas de conhecimento: a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política, e durante sua formação @ alun@ pode optar por uma delas, de acordo com seu interesse. Além das três áreas de conhecimento, o curso subdivide-se em temas de pesquisa: o sistema político, as políticas públicas, as instituições sociais, o sistema empresarial, os movimentos sociais, a diversidade sócio-cultural, entre outros. O curso oferece duas opções de habilitação: o Bacharelado, que forma @ profissional voltado para a pesquisa, consultoria, assessoria, ou ainda para a gestão de políticas públicas ou privadas; e a Licenciatura, voltada para o magistério, habilitando @ estudante a lecionar no ensino fundamental ou médio. Ao optar pelo bacharelado, @ alun@ deve desenvolver, no último semestre, um Trabalho de Conclusão de Curso e apresentá-lo sob forma de monografia. Enquanto na Licenciatura, @ estudante cursa disciplinas de caráter didático-pedagógico, além de realizar um estágio de 369 horas em uma instituição de ensino, sob a supervisão de um professor. Como suporte ao ensino e à pesquisa, @s alun@s têm acesso a laboratórios como o Laboratório de Som e Imagens, onde são produzidos vídeos sobre movimentos sociais, políticas públicas, também sobre meio ambiente, Estado, e outros temas.

O curso de bacharelado em Ciências Sociais proporciona habilitação d@ profissional nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Este profissional se dedica a coordenar, planejar, assessorar e executar tarefas ligadas a atividades de pesquisa na área social, tanto em instituições publicas quanto em privadas. O curso de licenciatura em Ciências Sociais tem por objetivo fundamental a formação de professor de ensino médio.