Orientações TCC e TCL
Para habilitar-se como Bacharel ou Licenciado em Ciências Sociais o/a estudante deverá desenvolver uma pesquisa e elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (para discentes do bacharelado) ou um Trabalho de Conclusão de Licenciatura (para discentes da licenciatura), abreviados como TCC e TCL, sob a orientação de docente do Curso de Ciências Sociais da UFSC.
A figura do coorientador/a é facultativa, e deve seguir os seguintes critérios: 1) Deve ser aprovado pelo orientador/a principal do TCC/TCL; 2) O coorientador/a pode ser um professor/a, pesquisador/a ou profissional com especialidade no tema desenvolvido pelo TCC/TCL, de dentro ou de fora da UFSC e 3) Deve ter titulação mínima de mestrado e não pode ser orientando/a nem coorientando/a do orientador/a principal do TCC/TCL em outras instâncias. Casos excepcionais podem ser submetidos a aprovação pelo colegiado.
O cumprimento dos prazos é fundamental e a cada semestre são marcadas as datas para a realização das bancas de qualificação dos projetos ou de defesa do TCC/TCL.
Para escolher e marcar a banca que avaliará o projeto de TCC/TCL, é necessário combinar e discutir com o orientador/a, que irá convidar outros dois professores/as para comporem a banca examinadora. Na banca de qualificação do projeto, dois dos três membros/as podem ser de fora do curso, desde que tenham grau de mestrado completo. Já na defesa, dos três professores/as que compõem uma banca de TCC/TCL, no mínimo dois devem ser do curso de Ciências Sociais da UFSC. Os professores/as que compõem a banca examinadora devem ter aproximação com o tema do TCC/TCL. No caso do TCL, a realização de banca de qualificação do projeto é facultativa.
As bancas de qualificação e de projeto de TCC/TCL devem passar pela Secretaria do Curso via formulário próprio, com uma semana de antecedência. Da mesma forma, as bancas de defesa do TCC/TCL devem ser submetidas e comunicadas à Coordenadoria do Curso. Os projetos devem ser entregues aos professores/as da banca até, no mínimo, sete dias antes da data da defesa, devendo esta data ser discutida e acordada com o orientador/a.
A qualificação é um momento de troca, de aprendizado. Portanto, os comentários feitos aos trabalhos devem ser tomados como parte de um processo de construção do conhecimento e do trabalho a ser realizado para a conclusão do curso de graduação.
O período para a elaboração do TCC/TCL é de um ano, com as disciplinas TCC I e TCC II no bacharelado e Seminário de licenciatura I e Seminário de licenciatura II e TCL na licenciatura.
De acordo com o Ofício n.º 011/2023/DEN/PROGRAD, aos professores substitutos não pode ser atribuída orientação de TCC.